sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mascotes dos Mundiais

As mascotes estão presentes na maioria dos eventos de grande porte e na Copa do Mundo não poderia ser diferente. A primeira mascote utilizada foi Willie na Copa de 1966 na Inglaterra, a partir daí elas se tornaram presentes até hoje.

Estes personagens servem para divulgar e representar de forma divertida e até informativa o grande evento do futebol mundial. Geralmente eles representam um ou mais aspectos importantes da cultura do país sede.

Abaixo estão as mascotes das Copas anteriores:

Mascote da Copa de 1966 na Inglaterra – Willie, um leão

Um leão, que representa o símbolo do Reino Unido, vestido com a bandeira deste país.

Mascote da Copa de 1970 no México – Juanito, um menino

Um garoto usando o uniforme do México e um sombreiro com o escrito "México 70".


Mascotes da Copa de 1974 na Alemanha Ocidental - Tip e Tap, dois jovens

Dois garotos usando o uniforme da República Federal da Alemanha, com as letras WM (simbolizando a palavra alemã "Weltmeisterschaft", que significa "Copa do Mundo"), e o número 74.

Mascote da Copa de 1978 na Argentina – Gauchito, um garoto

Um garoto usando o uniforme da Argentina e acessórios típicos de um gaúcho, incluindo um chapéu com o escrito "Argentina 78".


Mascote da Copa de 1982 na Espanha – Naranjito, uma laranja

Uma laranja, fruta típica da Espanha, usando o uniforme da seleção espanhola. Seu nome vem de "naranja", que significa laranja em espanhol.


Mascote da Copa de 1986 no México – Pique, uma pimenta

Uma pimenta jalapena, típica do México, com o sombreiro e bigode mexicanos. Seu nome vem de "picante", que em espanhol também significa "ardido".


Mascote da Copa de 1990 na Itália – Ciao, um boneco

Um boneco com o corpo feito de palitos com as cores da bandeira italiana e com a cabeça feita de uma bola de futebol. Em italiano, seu nome significa "oi" e "tchau".


Mascote da Copa de 1994 nos Estados Unidos – Striker, um cão

Um cachorro com uniforme azul, vermelho e branco que são cores da bandeira norte americana. Sua camisa tem o escrito "USA 94".


Mascote da Copa de 1998 na França – Footix, um galo

Um galo, símbolo deste país, da cor do uniforme da seleção francesa com o escrito "France 98" no peito. Seu nome é uma mistura de "football" com "ix" do personagem dos quadrinhos Asterix.



Mascotes da Copa de 2002 na Coreia do Sul e Japão - Ato, Kaz e Nik, criaturas futurísticas

Criaturas coloridas (Ato é laranja, Kaz é roxo e Nik é azul) geradas por computador. Elas fazem parte do time de futebol "Atmoball". Ato é o técnico e Kaz e Nik são jogadores. Seus nomes foram escolhidos pelo público.


Mascotes da Copa de 2006 - Goleo VI e Pille, um leão e uma bola falante

Um leão com o uniforme da Alemanha, com o número 06 escrito no peito, e uma bola de futebol falante.

0 comentários:

Postar um comentário